
Os suecos Katatonia, indiscutivelmente um dos mais importantes nomes do metal actual, preparam-se para visitar o nosso país pela segunda vez, após uma presença no SWR Barroselas Metalfest em 2003. Desta feita, o grupo liderado por Jonas Renkse e Anders Nyström visitará o nosso país nos dias 11 e 12 de Abril, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e no Paradise Garage, em Lisboa, para promover o último The Great Cold Distance, editado há aproximadamente um ano pela Peaceville Records e considerado pela imprensa especializada como um dos melhores trabalhos de 2006. Em relação aos ingressos, o preço é de 20€ e de momento estão à venda nos postos dos CTT Correios e no portal Plateia iol. A partir de amanhã poderão adquiri-los também através da Agência ABEP, Agência Alvalade, Carbonos (Lisboa e Braga), The Shoppe Bizarre, Piranha (Porto), Lost Underground (Porto) e ainda nas bilheteiras dos próprios locais dos concertos.Etiquetas: Concertos

Informam-se os leitores que já está online o novo website dos portugueses The SymphOnyx. Deixem-se seduzir pelas paisagens sonoras plenas de transcendência e magia criada por este colectivo nacional, que é bom lembrar que no decurso de 2006 editou Opus 1: Limbu, o álbum de estreia produzido por Daniel Cardoso (ex-Sirius, Head Control System), via Ethereal Sound Works.
A banda norte-americana de thrash metal contemporâneo, Machine Head, apresentará em breve o seu novo disco, The Blackening, o sexto álbum da carreira. Produzido por Robert Flynn, líder e vocalista/guitarrista, e misturado por Colin Richardson, o sucessor de Through The Ashes Of Empires terá selo da Roadrunner Records e estará disponível nas lojas a partir de 27 de Março. Dentro em breve, com vista a promoção do novo disco, o quarteto entrará em digressão como cabeça de cartaz, juntamente com os compatriotas Lamb Of God e Trivium e ainda os gauleses Gojira.
Após a edição de três discos pela Earache Records, os norte-americanos Hate Eternal, banda liderada por Erik Rutan (ex-Morbid Angel), assinaram contrato com a Metal Blade Records de Brian Slagel. De momento, a banda de death metal continua ocupada com o processo de composição de material para o sucessor de I, Monarch de 2005, cuja gravação está agendada para Junho/Julho deste ano, nos Mana Recordings Studios, propriedade de Erik Rutan.
Tales Of Ithiria, com saída agendada para 29 de Junho de 2007 pela Drakkar Classic (uma divisão da Drakkar Entertainment GmbH), é o álbum de regresso dos alemães Haggard. Trata-se do quinto álbum de estúdio que a banda ainda trabalha afincadamente no Roth Recording Studios em Burghaslach, Alemanha. Os seguidores fiquem desde já descansados pois, segundo o testemunho da banda germânica, todas as características associadas à identidade do grupo serão mantidas no novo material. Aos que desconhecem por completo a imagem de marca dos Haggard, tenho a certeza que encontrarão algumas respostas no MySpace.
Já é conhecido o título e alinhamento do novo disco dos Dream Theater, uma das grandes referências dentro do metal progressivo. O disco intitula-se Systematic Chaos e o seu lançamento está agendado para Junho pela Roadrunner Records. De resto, este será o primeiro disco editado por este selo, depois de grande parte do catálogo da banda norte-americana estar inteiramente ligado à Elektra. Por último, também novidade é o facto dos Dream Theater já marcarem presença no portal MySpace. Ei-los nesta localização.Belphegor (Áustria) [CANCELADOS]
Para os seguidores de Neurosis, Isis, Cult Of Luna ou mesmo Callisto, irá sair dentro de dias o novo álbum dos norte-americanos Minsk, intitulado The Ritual Fires Of Abandonment. A Relapse Records é o selo responsável pelo lançamento deste grupo natural de Peoria/Chicago, estado do Illinois, actualmente constituído por Sanford Parker, Tony Wyioming, Timothy Mead e Christopher Bennett. A capa do disco (imagem ao lado) é da responsabilidade do designer Orion Landau (Alabama Thunderpussy, Nile, High On Fire).Etiquetas: Discos
Desde Janeiro que Verbo, o nome do segundo registo discográfico dos Painted Black em forma de EP, está disponível no mercado. Nele estão incluídos cinco novas faixas em 31 minutos, com participações especiais de Mark Kelson (The Eternal) e da violonista Susana Ribeiro. Uma vez mais, em benefício da banda proveniente da Beira Interior, está implícito no artwork o trabalho de Maria Rodrigues, uma jovem talento que podem acompanhar mais de perto na comunidade artística Deviant Art. Visitem o seu espaço aqui.
Os britânicos Paradise Lost anunciaram no seu site oficial que o título do seu 11º álbum de originais, a editar pela Century Media no dia 21 de Maio no Reino Unido, será In Requiem. Todo o artwork do disco estará à responsabilidade do artista Seth Siro Anton (Rotting Christ, Vader, Belphegor), o mesmo designer que em 2005 trabalhou o conceito do álbum homónimo. Para quem não sabe Seth, também conhecido por Spiros Antoniou, era o vocalista e baixista dos Septic Flesh, banda grega que se extinguiu em 2003.
Depois de um hiato de quatro anos, os norte-americanos Vital Remains lançarão o seu novo disco designado Icons Of Evil no dia 3 de Abril. Produzido por Erik Rutan (Cannibal Corpse, Goatwhore, Hate Eternal), o disco foi descrito pelo guitarrista Tony Lazaro como sendo o Reign In Blood [N.R.: álbum dos Slayer editado em 1986] da banda. Tal como aconteceu em Dechristianize, o álbum anterior editado pelo selo alemão Century Media, o grupo contará com Glen Benton (Deicide) nos vocais e o já habitual Dave Suzuki, responsável pela bateria e guitarra solo.Etiquetas: Discos
Belphegor (Áustria)
Haemorrhage (Espanha)
Avulsed (Espanha)
Textures (Holanda)
Sublime Cadaveric Decomposition (França)
Moho (Espanha)
Inferno (República Checa)
Wormed (Espanha)
Merrimack (França)
Indesinence (Reino Unido)
Adultery (República Checa)
Perverse (Polónia)
Iconoclasm (Bélgica)
Morte Incandescente (Portugal)
Goldenpyre (Portugal)
Bleeding Display (Portugal)
Raw Decimating Brutality (Portugal)
Process Of Guilt (Portugal)
Fundados em 2006 por Filomena Francisco (voz), José Marques (guitarra e programações), Ricardo Rodrigues (guitarras), Bruno Guilherme (baixo) e Ana Costa (bateria), os Aergis são um novo projecto nacional, no universo do metal, que tanto musicalmente como liricamente se inspiram no esplendor da era medieval. Dentro em breve o grupo irá gravar um EP de quatro faixas, pelo que se aguardam mais desenvolvimentos. Poderão conhecer melhor estes ribatejanos visitando o portal MySpace.
Os noruegueses Dimmu Borgir revelaram o artwork do seu novo álbum, In Sorte Diaboli. Tal como já fora noticiado no Condutor Radioactivo, a gravação decorreu no Studio Fredman, em Gotemburgo, Suécia, com os produtores Fredrik Nordström e Patrik J. Sten. Neste sétimo trabalho de originais podem contar com a presença de Hellhammer, o requisitadíssimo baterista dos Mayhem, bem como uma edição limitada que incluirá uma faixa extra e conta ainda com um DVD que traz um booklet com 32 páginas, o vídeo promocional de “The Serpentine Offering”, um documentário sobre os bastidores de In Sorte Diaboli, entre outras coisas. A edição volta a estar a cargo da Nuclear Blast.
Depois do cumprimento de três actuações no Coliseu de Lisboa, uma presença que recolheu óptimas impressões, juntamente com os The Popo, os norte-americanos Nine Inch Nails de Trent Reznor, têm já agendado para o dia 17 de Abril o lançamento do novo álbum Year Zero, via Interscope Records. Em baixo segue o seu alinhamento.
Os Kneeldown informam que se mantém aberta a vaga de baixista, pelo que os eventuais interessados, ou caso conheçam alguém que se encaixe no útero dos Kneeldown, é favor entrarem em contacto para o e-mail kneeldownband@sapo.pt. Entretanto a banda de Ponte de Sôr, que actualmente conta com Mau (bateria), Nã (guitarras) e Phur (voz), continua a preparar o próximo EP, faltando apenas gravar a voz em duas faixas. Para já, o registo de 5 temas (com uma duração aproximada de 35 minutos) tem o título provisório de Volcano e contará com a participação de Ricardo "Agarrado" (ex-Stonerage) no tema "Misunderstood". De resto, enquanto o novo site não está concluído, sugiro que passem pelo MySpace da banda, onde já circulam dois dos temas que farão parte do sucessor de 06:51 AM.
A 26 deste mês os Naglfar, banda sueca de black metal, editam Harvest, o sucessor do mui aclamado álbum Pariah. O novo longa-duração estará disponível, via Century Media, numa edição limitada que contém um DVD bónus com quatro temas gravados ao vivo no Party San Open Air Festival 2006, o vídeo promocional de “The Perpetual Horrors” (retirado de Pariah), bem como uma entrevista com o vocalista Kristoffer Olivius. Saibam ainda que a capa (imagem ao lado) foi criada e desenvolvida por Travis Smith (Death, Katatonia, Opeth).
Os Hunting Cross realizam uma digressão de cinco datas pela Áustria, a partir de dia 13 de Fevereiro. Clicando na imagem ao lado para ampliar, podem observar que as cidades de Stubai, Innsbrück, Telfs e Hatting, na região de Tirol, recebem a banda da Quinta do Conde, onde será apresentado o seu primeiro trabalho, editado em 2005 e em formato demo, nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de Fevereiro. Angel’s Poetry cria um paralelismo entre o Bem e o Mal, ao longo de quatro temas. Um trabalho homogéneo e conceptual, que reúne várias influências do panorama rock/metal. A banda lusa, recentemente agenciada pela More Agency, realiza deste modo a sua primeira actuação fora de Portugal.
Com selo da Century Media, Fiction é o título do regresso dos suecos Dark Tranquillity, banda que ainda hoje promove o designado death metal de Gotemburgo. O novo registo de originais, que sucede a um Character bem aceite, tem data de lançamento agendada para Abril do presente ano. Como podem observar, em baixo, segue o alinhamento definitivo do CD, que para além de uma versão normal, estará também disponível num suporte de edição limitada que inclui um DVD com faixas ao vivo, vídeos promocionais (“The New Built” e “Focus Shift”) e filmagens de bastidores.
Segundo o testemunho dos thrashers portugueses Pitch Black, o sucessor de Thrash Killing Machine continua a ser preparado. Os novos desenvolvimentos indicam que o grupo nortenho está neste momento focado nas gravações do novo registo, juntamente com o produtor Rui Danin e o vocalista Hugo Andrade (dos portugueses Switchtense), convidado especial para gravar todas as faixas. Saibam também que o disco será posteriormente masterizado na Dinamarca, nos Hansen Studios, por Jacob Hansen (Destruction, Aborted, Hatesphere, Communic). A edição e distribuição deste segundo disco de originais estará uma vez mais a cargo da Recital.






