Memorandum: Illuminate (29.09.2006)

Site oficial em www.illuminate.de
Site oficial em www.illuminate.de
The Contaminated Void é o nome do álbum de estreia dos nórdicos Coldworker, naquele que será o regresso de Anders Jakobson (ex-Nasum) após Shift e Grind Finale. Esta banda sueca liderada pelo baterista referido, inclui os guitarristas Anders Baerilsson (Ruin) e Andre Alvinzi (Carnal Grief), o baixista Oskar Pälsson (Relentless) e o vocalista Joel Fornbrant (ex-Phobos). A edição é aguardada no continente europeu no próximo Outono via Relapse Records. Está disponível um sample de The Contaminated Void com a duração de três minutos. Pode ser escutado aqui.
Site oficial em www.coldworker.com
Site oficial em www.morsprincipiumest.com
Como muitos de vocês já repararam, o Condutor Radioactivo viveu alguns dias de pouco dinamismo devido a contrariedades que, por vezes, surgem nas nossas vidas. A todos os que visitam e apreciam este espaço ficam as desculpas. Ficam os votos para que a normalidade regresse a estes lados.
Ficam as datas e locais dos concertos por terras lusas:
» 10 Novembro: Porto @ Porto Rio
» 11 Novembro: Faro @ Associação Músicos de Faro
» 12 Novembro: Almada @ Culto Club
Site oficial em www.agathodaimon.de
Devido a razões de copyright e marca registada, os italianos Rhapsody viram-se forçados a mudar o nome para Rhapsody Of Fire. De resto, a banda italiana já implantou um novo espaço online com a nova denominação e prepara um novo trabalho de originais a sair pela Magic Circle Music.
Os Belphegor, considerados por muitos como uma das melhores bandas de black/death metal da actualidade, são a mais recente aquisição da Nuclear Blast. Após largos meses, os autores de Lucifer Infestus e Goatreich - Fleshcult prosseguem a afinação de pequenos detalhes de Pestapokalypse VI, o título do próximo trabalho dos austríacos que será lançado no mês de Outubro. Outro pormenor que tem vindo a suscitar o interesse no seio autríaco está patente na recente inclusão de Robin Eaglestone (ex-Cradle Of Filth, December Moon) após o acidente que fomentou o abandono do baixista Barth.
Site oficial em www.belphegor.at
Site oficial em www.draconian.se
Os organizadores do Wacken Open Air anunciaram que os Immortal irão actuar na edição do festival em 2007. Do trio que se havia desintegrado em Julho de 2003, só Abbath e Horgh retomarão as actividades, adivinhando-se a colaboração de alguns convidados especiais.
A actuação no festival alemão fará parte de alguns concertos exclusivos que o grupo norueguês pretende conceder durante o próximo ano, sendo que a aparição no Wacken será a única data a ocorrer naquele país.
É no dia 16 Outubro que a nova tempestade sonora dos Anaal Nathrakh, sob a designação Eschaton, ganhará vida. Com edição pela Season Of Mist, tal como aconteceu no segundo álbum Domine Non Es Dignus, algumas faixas incluídas terão os títulos "Bellum Onium Contra Omnes" e "When The Lion Devours Both Dragon And Child".
Importante referir que este álbum de estúdio, uma vez mais da responsabilidade de Dave Hunt (V.I.T.R.I.O.L.) e Mick Kenney (Irrumator), teve o auxílio dos ilustres conhecidos Shane Embury dos Napalm Death e do vocalista Attilla Csihar, recentemente regressado aos noruegueses Mayhem.
Foi anunciada uma nova aquisição no catálogo da Nuclear Blast, desta feita os britânicos Threshold. Depois de cinco anos de colaboração com a Insideout Music, a banda de metal progressivo ultima os preparativos para entrar nos Thin Ice Studios no próximo mês de Agosto até meados de Outubro, com vista a gravação do próximo álbum de originais. O lançamento pela editora alemã só acontecerá no início de 2007.
Site oficial em www.thresh.net
Visitem e/ou assinem o guestbook em www.elis.li
Vai ser lançado no próximo dia 11 de Julho, através da editora Century Media, o novo álbum dos canadianos Strapping Young Lad. Para além da participação do líder, vocalista, guitarrista e compositor Devin Townsend na produção do disco, a banda contou com a preciosa ajuda de Mike Fraser (AC/DC, Aerosmith, Metallica, Yngwie Malmsteen) nas misturas de The New Black.
Também pronto para estrear nos próximos tempos está o vídeoclip da faixa “Wrong Side”, gravado sob o comando do director David Brodsky (God Forbid, The Red Chord).
Site oficial em www.strappingyounglad.com
O álbum aqui analisado é o segundo para esta banda sueca formada em 2004 e constituída por Lord K (The Project Hate), Emperor Magus Caligula (Dark Funeral, Dominion Caligula), Tomas Elofsson (Divine Desecration, Sanctification) e Tobias Gustafsson (Vomitory). Tal como aconteceu no primeiro álbum de estúdio editado em 2004, «World Wide Death», os God Among Insects incidem ainda com mais pujança, nada mais, nada menos, para o death metal sueco old school abençoado pelos Entombed/Nihilist, Dismember, Grave e mais recentemente pelos Bloodbath ou mesmo os Ribspreader. Quando «World Wide Death» foi editado, não o considerei um mau disco mas o facto de não possuir grandes variações de ritmo fez com que não fizesse parte do pelotão da frente e caísse facilmente no esquecimento. Neste ponto de vista, «Zombienomicon» parece ter sido desenvolvido com mais dinamismo, sobretudo no que concerne aos instrumentos de Kenth Philipsson (guitarra) e Tobias Gustafsson (bateria). À medida que vamos auscultando as dez faixas torna-se evidente a inclusão de uma abordagem mais veloz e brutal que oferece um leque muito maior de ritmos e variedade musical, que faz com que «Zombienomicon» provoque outra ponderação por parte do público. Não há muito mais a dizer, excepto dizer que, a meu ver, quem achou que o disco de estreia era um pouco monótono, estes 33 minutos são bem mais coesos e podem perfeitamente ser algo de interessante para os apreciadores fiéis do estilo de Estocolmo.